Quanto tempo demora um processo trabalhista e como agilizar sua conclusão

  • Post category:processo
Quanto tempo demora um processo trabalhista e como agilizar sua conclusão

Uma das questões mais comuns de quem pretende entrar com uma ação ou de quem já está na fase inicial é: quanto tempo demora um processo trabalhista?

A pergunta é bastante válida, afinal, quando nossos direitos são desrespeitados, esperamos que a justiça atue o mais rápido possível para que o problema seja resolvido e nossa vida siga adiante.

Porém, a resposta pode ser um pouco decepcionante, porque não é possível prever um período exato para a conclusão do processo, já que existem inúmeros fatores que podem influenciar no prazo.

Quanto tempo demora um processo trabalhista?

De acordo com a análise Justiça em Números 2019 do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), um processo leva cerca de 2 anos e 4 meses para ser julgado nas varas estaduais. Depois, a fase de execução (que é a hora em que o pagamento acontece) leva ainda mais alguns anos.

Provavelmente, essa não era a notícia que você gostaria de receber, mas não se sinta desmotivado! Buscar os seus direitos é, na maioria dos casos, a melhor alternativa.

Além disso, cada caso é único e pode ser resolvido de diferentes maneiras, já que a lei nos permite vários desdobramentos que podem fazer com que as ações andem rápido ou devagar.

Porém, existe uma alternativa interessante para quem tem pressa para receber a indenização ou simplesmente não quer esperar o longo desenrolar do processo trabalhista.

Cessão de crédito judicial

Uma excelente solução para aqueles que que não desejam mais arcar com os custos e riscos do processo ou, principalmente, não podem mais esperar pelo seu encerramento é a venda de crédito da ação judicial.

Funciona da seguinte maneira: você transfere o seu direito de crédito relacionado a um processo para uma empresa especializada em troca de um valor, que é proposto por quem está comprando.

E o melhor é que, hoje, você pode fazer esta negociação de ativos judiciais com total segurança, porque existem nomes 100% confiáveis neste mercado. O principal deles é a Yalla, a primeira lawfintech do Brasil.

Sobre a Yalla

A Yalla oferece, por meio da aquisição dos direitos de crédito, uma solução imediata, justa e descomplicada. Tudo é feito de forma segura e transparente pela internet, ou seja, você não precisa perder mais tempo saindo de casa para resolver o seu caso.

Basta você enviar alguns dados pelo link e aguardar a análise cuidadosa da equipe. Quando seu processo judicial for considerado apto, seu advogado e você receberão uma proposta e, após aceitar, um contrato é firmado e você recebe o dinheiro imediatamente na conta.